Make your own free website on Tripod.com
Counter Striker
Comandos de CS


Comandos de CS

buy
Abre o menu para a compra de vários armamentos, equipamentos e munição.

vote & listplayers, listmaps & votemap
Para votar num mapa escreva listmaps no console para ver os mapas disponíveis para serem votados, e então escreva 'votemap x'. Substitua o x com o número correspondente ao mapa. Dica: muitos servidores usam o admin mod, que faz a votação em mapas mais simples. Apenas escreva 'rockthevote' no texto normal do chat (teclando-se o y) ou aguarde a votação em mapas começar. Quando ela for iniciada, você será notificado e poderá teclar no texto do chat 'vote nome_do_mapa' (por exemplo, vote cs_militia).
Administradores que desejam adicionar novos mapas devem também adicionar uma entrada para ele no mapcycle.txt, o que permite aos jogadores votar nos novos mapas. A percentagem de votos é definida por mp_mapvoteratio.

Para votar em chutar um jogador escreva listplayers no console e depois escreva 'vote x'. Substitua o x com o número do jogador. Você precisa de 61% dos votos do time ou do servidor para que o jogador seja chutado.

adjust_crosshair
Muda a cor do crosshair (mira). Você pode escolher entre várias cores.

gunsmoke
Escrevendo esse comando ligará ou desligará a fumaça que sai da sua arma. A primeira vez que você usar o comando, a fumaça será ligada, a segunda vez, será desligada, e assim por diante. Ligando a gunsmoke irá diminuir dos seus fps (quadros por segundo).

timeleft
Mostra quanto tempo resta no mapa que está sendo jogado.

drawradar & hideradar
Estes comandos ligam e desligam, respectivamente, o radar para os jogadores do seu time.

nightvision
Esta tecla liga e desliga os óculos de visão noturna quando você os tiver comprado.

alias
Não é um comando específico do CS. Usando no seu autoexec.cfg permite você armazenar vários comandos sob um único nome. Por exemplo: alias [NOME_DO_ALIAS] "[COMANDO]; [COMANDO]; [COMANDO]; ..." (os três pontos mostram que você pode adicionar mais comandos, ';...' não é um comando para terminar os aliases). Agora se você usar bind [ALIASNAME] a uma tecla ou teclar o nome no console, todos os comandos serão executados. Apenas usuários avançados.

menuselect x
Não é um comando específico do CS. Este comando do Half-Life seleciona um item do menu (por exemplo buy; menuselect 1; menuselect 4 irá comprar a pistola p228)... Usados com aliases de compra rápida (quickbuy) de itens.





Variáveis de Cliente

Estes são usados para mudar certos aspectos ou opções ou Counter-Strike... Eles podem também influenciar na performance. Para mudar estes valores, simplesmente escreva '[NOME] [VALOR]' no console.

fastsprites x
0 - sprites da transparência da granada normais (lento)
1 - sprites da transparência da granada simples (mais rápido)
2 - sprites da transparência da granada MUITO simples (o mais rápido)

cl_observercrosshair x
Ajuste para 1 para ligar o crosshairs estático no modo Observer, 0 para desligar. O default é 1.

max_shells x
Número máximo de cartuchos de uma vez. Valores mais baixos devem melhorar seus fps.

max_smokepuffs x
Número máximo de nuvens de fumaça de uma vez. Valores mais baixos devem melhorar seus fps.

hud_centerid x
Ajuste para 1 para centralizar textos pop na tela (aparecerá próximo do seu crosshair), 0 para deixar textos pop no canto inferior esquerdo (default).

rate x
Este comando controla quanta informação você recebe do servidor ao qual você está conectado. Para uma conexão de 14.4 ajuste a taxa para 1500, uma conexão de 33.6k deve ter a taxa de 3000, uma de 56k 3500, uma ISDN deveria ter 5000, e todas as conexões mais rápidas que isso deveriam ter entre 5000 a 9999 (o default é 2500).





Chaves de Informação do Cliente

Use "setinfo [NOME] [VALOR]" para mudar. Por exemplo, setinfo dm 1, mostrará os resumos dos mapas. Escreva setinfo para verificar o status das chaves configuradas.

dm x
Ajuste para 1 (o default) para mostrar os resumos dos mapas quando você se conectar a um jogo, 0 para desabilitar.

lefthand x
Quando ajustado para 1 (default), os modelos seguram as armas com a mão esquerda, ajustado para 0, os modelos as seguram com a mão direita.

ah x
1 para ligar a auto-ajuda (o default), 0 para desabilitar. Auto-ajuda dá ao jogador mensagens e dicas no decorrer do jogo.

vgui_menus x
Ajuste para 1 para ligar os Menus VGUI - menus gráficos - (default), 0 para usar o clássico, modo apenas-texto.





Variáveis de Servidor

Estas variáveis podem apenas ser mudadas pelos operadores dos servidores ou usuários com console remoto (rcon). Configurações mais novas no início.

mp_startmoney x
Este valor inteiro controla a quantidade de dinheiro com que os jogadores começam no início de um mapa ou quando eles chegam no servidor. 800 é o default e valor mínimo, enquanto 16000 é o máximo.

mp_logdetail x
Use esta variável para controlar o detalhamento dos seus logs. Esteja alerta, estas opções podem custar bastante espaço no seu HD e custar mais processamento do seu CPU. Use 0, o default, para não logar ataques, 1 para logar ataques de inimigos, 2 para logar ataques de teammate, e 3 para logar ambos.

mp_playerid x
Esta variável controla o que os jogadores vêm quando eles posicionam o seu crosshair sob um inimigo, um refém ou um teammate. Em 0 (o default), o jogador vê todos os popups com as cores do time. Em 1, o jogador vê seus teammates e reféns, com cores dos times. Em 2, jogadores não vem popups.

mp_forcechasecam x
Usado para não permitir aos fantasmas darem localizações para os teammates vivos. 0 desabilita (default), 1 trava a câmera do jogados em chasecam nos teammates apenas (os jogadores perdem a habilidade de voar livremente pelo mapa), 2 não permite o jogador se mover ou espetar quando morto. Eles ficam perto de seus cadáveres.

mp_fadetoblack x
Também usado para não permitir aos fantasmas darem localizações, só que mais severo. 0 não surtirá efeito no jogo, enquanto 1 desabilitará o chasecam e qualquer tipo de câmera dos fantasmas. A tela dos jogadores fica preta instantaneamente após a morte. Uma vantagem desta configuração é que os cadáveres ficam espalhados pelo mapa o round inteiro. Útil para disputas de clans.

mp_buytime x
Um valor real (decimal) para determinar o tempo de compra em minutos. Por exemplo, '1.25' igual a um minuto e quinze segundos de tempo de compra (esta não é a pausa, mas o tempo quando é permitida a compra de armas, equipamentos e munição). O valor mínimo é 0.25 E não há máximo.

mp_roundtime x
Esta variável determina o tempo do round, em minutos. Após este número de minutos ter passado, o vencedor do mapa é anunciado (por exemplo, os reféns não foram resgatados ou a bomba não foi plantada). Este é também um número real (por exemplo 3.5), mas a maioria dos operadores dos servidores usa um inteiro. O valor mínimo é 1 minuto, o máximo é 9. O default são 5 minutos.

mp_timelimit x
Este é um número real (por exemplo 3.5). é o mesmo que a descrição acima, só que se aplica ao mapa e não ao round. O default é 20 minutos.

mp_maxrounds x
é um número inteiro. Quando os times alcançam este número de rounds jogados (antes do tempo limite ou limite de vitórias ser alcançado) o mapa termina. 0, ou desabilitado, é o default.

mp_winlimit x
é um número inteiro. Quando um time alcança este número de vitórias (antes do tempo limite ou limite de round ser alcançado), ele venceu o mapa. 0, ou desabilitado, é o default.

allow_spectators x
Ajustando para 1 permitirá espectadores, enquanto 0 não. Estes são espectadores não ativos (que não estão jogando), não pessoas mortas.

mp_autokick x
O default desta variável é 1. Alterna banimento de team-killer (TK's) e chute de clientes ociosos - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_autoteambalance x
O default desta variável é 1. Alterna forçar os clientes entrar em times para balanceá-los - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_c4timer x
O default desta variável é 45. Configura o tempo entre a ativação do C4 e sua explosão - intervalos entre 15 e 90 segundos.

mp_flashlight x
O default desta variável é 1. Alterna o uso de lanternas pelos jogadores - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_footsteps x
O default desta variável é 1. Alterna os sons dos passos - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_freezetime x
O default desta variável é 6. Ajusta o tempo de "congelamento" no início de cada round para a compra de armas e equipamentos - Use o valor '0' para desabilitar.

mp_friendlyfire x
O default desta variável é 0. Alterna o friendly fire - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_hostagepenalty x
O default desta variável é 0, ou desabilitado. Configura o número de reféns que um jogador pode matar antes de ser chutado do servidor.

mp_limitteams x
O default desta variável é 2. Ajusta o número máximo de jogadores que um time pode ter mais do que o outro - Use um valor '0' para desabilitar completamente a limitação de times.

mp_logmessages x
O default desta variável é 1. Alterna o log de mensagens de chat nos arquivos de log - Configurando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

mp_mapvoteratio x
O default desta variável é 0.6. Ajusta a taxa de jogadores requeridos para votar no mesmo mapa antes do mapa mudar. O default é 0.6, que significa que 60% dos jogadores em um servidor devem votar no mesmo mapa para o servidor mudar para este mapa. O intervalo é 0.0-1.0.

mp_tkpunish x
O default desta variável é 1. Alterna forçar o jogador a ficar de for a o próximo round se ele matou um teammate - Ajustando para 1 = 'ligado', e 0 = 'desligado'.

sv_restartround x
O default desta variável é 0. Configura o tempo em segundos antes de resetar o jogo, incluindo frags, entidades de mapa, dinheiro, o quantidade de tempo restante. Configure para '0' para desabilitar essas reinicializações. Configurando para 5 reiniciaria o jogo em 5 segundos e resetaria a variável para 0.